Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Depósito Votivo da II Idade do Ferro de Garvão passa a estar exposto ao público a partir de 6 de junho de 2016

02/06/2016

O Presidente da Câmara Municipal de Ourique, o Ministro da Cultura e a Diretora Regional da Cultura do Alentejo inauguram na próxima segunda feira, 6 de junho pelas 18h00 horas, no Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão (CACMB), em Ourique, a exposição Depósito Votivo da II Idade do Ferro, de Garvão, que resulta de um projeto de investigação acolhido pelo Município de Ourique e desenvolvido em parceria entre Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora e o Centro de Estudos de Arqueologia, Arte e Ciências do Património da Universidade de Coimbra.

 

O Depósito Votivo, datado do séc. IV-III a.C., é um testemunho arqueológico a que os especialistas atribuem uma importância extraordinária, quer por se tratar de uma estrutura associada a um complexo religioso, quer pelo notável conjunto de objetos ali encontrados em 1982, que se destinariam sobretudo a funções cultuais. 

A transferência deste espólio para o Centro de Arqueologia de Ourique, criado para esse fim, constituiu o ponto de partida do trabalho de que agora se dá conhecimento ao público, quer presencialmente, na sala de exposição do CACMB, quer através dos conteúdos multimédia igualmente desenvolvidos e agora disponibilizados.

 

As entidades envolvidas nesta parceria, para além do conhecimento mais aprofundado sobre o Depósito Votivo de Garvão e a história da região na II Idade do Ferro,estabeleceram como objetivo para este projeto a promoção e valorização do património histórico e cultural, fator de qualificação do território.

 

O espólio que agora se pretende apresentar ao público esteve, durante as últimas décadas, armazenado e indisponível para estudo e exposição ao público, apesar da importância que lhes foi atribuída no mundo da arqueologia internacional. O retorno desse património arqueológico a Ourique, ao seu território de proveniência, resultou das reivindicações do Municípioe da comunidade científica expetante pelo contato com o espólio para o poder estudar. A transferência do acervo resultou do processo desencadeado para o efeito pela DRCA, com apoio fundamental das entidades da tutela na altura, o IGESPAR (Dr. Elísio Summavielle) e o IPM (Dr. Manuel Oleiro).

 

O Município de Ourique tem procurado afirmar o património e a identidade das suas gentes e do seu território como fatores de desenvolvimento e de diferenciação no quadro regional e nacional, a disponibilização ao público do contacto com o espólioDepósito Votivo da II Idade do Ferro de Garvão é mais uma etapa dessa estratégia.

 

A visita à exposição e ao CACMB poderá realizar-se todos os dias úteis, entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h00.

 

Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão (CACMB)

Rua Gago Coutinho, 31, Ourique

T – 286 512 263

cacmb.ourique@gmail.com

Multimédia

CONTACTOS