Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Erradicada a legionella, reaberto balneário do Pavilhão Gimnodesportivo de Ourique

03/01/2018

No final do mês de novembro de 2017, numa das análises regulares à qualidade da água dos equipamentos públicos de maior utilização realizadas por iniciativa do Município de Ourique, foi detetado um valor de legionella no balneário feminino do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária de Ourique.

De imediato, em articulação com a Direção do Agrupamento e com a Saúde Pública, o balneário feminino foi encerrado, tendo-se procedido a mais averiguações que levaram ao desencadear de uma intervenção de requalificação.

No quadro da intervenção realizada, procedeu-se à instalação de um filtro na conduta de entrada de água do sistema de aquecimento de águas, onde é injetado hipoclorito de sódio (vulgarmente designado por cloro); foram desinfetados também com cloro todos os chuveiros (pontos de maior disseminação dos aerossóis) e foi encomendada uma misturadora eletrónica com desinfeção térmica para evitar o reaparecimento de legionella.

Em complemento, realizou-se uma desinfeção química e vai ser efetuada uma desinfeção térmica.

Concluídas as intervenções de requalificação do equipamento escolar e desportivo utilizado pelos jovens que frequentam esta escola de Ourique, o Município procedeu à realização de novas análises, sendo os resultados totalmente negativos em relação à possibilidade de existência da bactéria da legionella.

Em função das análises negativas, tendo sempre presente o bem maior da salvaguarda da saúde pública e os transtornos causados pela não utilização do equipamento, estão reunidas as condições para a reabertura imediata do balneário feminino do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo e Secundária de Ourique.

Multimédia

CONTACTOS