Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

MISSÃO PAÍS 2019 JÁ ESTÁ EM OURIQUE

04/02/2019

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Ourique acolhe a partir desta segunda feira, 4 de fevereiro de 2019, um grupo de jovens universitários oriundos da Escola Superior de Hotelaria e Gestão do Estoril, que participam na Missão País 2019.

 

A Missão País é um projeto católico que organiza e desenvolve as Missões Universitárias em vários estabelecimentos de ensino superior de Portugal, de Braga a Beja, passando pelo Porto, Lisboa e Coimbra. As Missões são semanas de apostolado e de ação social intensivos que decorrem entre o 1º e o 2º semestre. Todos os anos, milhares de jovens partem em Missão para testemunhar a fé em Jesus e mostrar como ela se vive através da caridade e do serviço.

 

O Município de Ourique, que apoiará logisticamente a visita deste grupo de jovens, dá as boas vindas à Capital do Porco Alentejano, ao convívio com as pessoas, as comunidades e as marcas da nossa identidade, numa oportunidade para projetar a realidade do nosso Mundo Rural.

 

O Município de Ourique sublinha a importância do contacto de jovens de meios urbanos com a realidade rural que compõe boa parte do País. São este tipo de iniciativas, de contacto com a realidade, que podem contribuir para um melhor conhecimento da nossa diversidade como Nação e gerar predisposição para a importância da coesão territorial, da formação do potencial do Mundo Rural e para a efetiva valorização do Interior.

 

Segundo a organização, “Os missionários dividem-se em grupos mais pequenos – comunidades – e fazem-se à estrada! Põem-se ao serviço em diversas instituições (lares, hospitais, escolas, ATL’s, Santa Casa da Misericórdia, entre outros). Vão também “porta-a-porta”, em pequenos grupos, visitar as casas de pessoas, ajudar as pessoas nas suas tarefas diárias ou simplesmente fazer companhia!”.

 

A coesão social é um dos pilares centrais que motiva a concretização de um amplo conjunto de apoios sociais para as crianças, os jovens, as famílias e os idosos, sendo importantes todos os contributos que concorram para somar às políticas municipais, iniciativas que reforcem o sentido de comunidade e combatam fenómenos de exclusão como a solidão ou outras formas de alheamento cívico e de convívio popular.

 

Esta iniciativa ocorre poucos dias depois do anúncio pelo Papa Francisco da organização das Jornadas Mundiais da Juventude, em Portugal, em 2022.

 

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

Multimédia

CONTACTOS