Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Ourique reforça estatuto da Equipa de Intervenção Permanente da Proteção Civil

11/09/2019

A segurança, proteção e emergência de pessoas e bens é uma prioridade assumida pelo Município de Ourique como pressuposto de tranquilidade e de qualidade de vida de quem vive, estuda, trabalha e visita o concelho. É por isso que há muito o Município de Ourique concretiza um conjunto de investimentos estruturais e correntes no elemento central do dispositivo de socorro e proteção civil, os Bombeiros Voluntários de Ourique, estando sempre disponível para equacionar outros contributos que ampliem a capacidade operacional em caso de ocorrência.

 

Em julho de 2013, a Câmara Municipal de Ourique, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação humanitária de Bombeiros Voluntários de Ourique estabeleceram um protocolo para enquadrar o estatuto do pessoal integrado nas Equipas de Intervenção Permanente (EIP’s).

 

As Equipas de Intervenção Permanente, compostas por Bombeiros Voluntários, têm assegurado um importante grau de prontidão na resposta às ocorrências que implicam socorro às populações e de defesa dos seus bens, num contexto de emergência de renovados riscos e de expressões decorrentes de alterações climáticas.

 

Volvidos seis anos sobre a assinatura do anterior protocolo e tendo por base uma avaliação positiva deste instrumento de socorro e proteção de pessoas e bens, a Câmara Municipal de Ourique aprovou uma adenda ao protocolo com a ANPC e com os Bombeiros de Ourique para atualizar o valor da remuneração base mensal, consagrar a atualização anual dessa prestação em linha com a percentagem de aumento dos salários dos trabalhadores da Administração pública e acertar o subsídio de refeição pelos dias de prestação de serviço efetivo com os montantes estabelecidos para a função pública.

 

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas e iniciativas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

Multimédia

CONTACTOS