Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

NOVO BANCO Cultura cede seis obras do pintor alemão Günther Förg à Atalaia - Galeria de Arte de Ourique

10/02/2020

Projeto já envolve 28 museus e 58 obras em exposição permanente em todo o país

 

O NOVO BANCO assina amanhã, dia 11 de fevereiro, pelas 16h00, mais um protocolo no âmbito do seu projeto NOVO BANCO CULTURA, agora com o Município de Ourique, para a cedência para exposição permanente na Atalaia - Galeria de Arte de seis obras do pintor alemão Günther Förg.

 

A assinatura deste protocolo contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro e do CEO do NOVO BANCO, António Ramalho.

 

 SOBRE A OBRA:

 

Em finais da década de 90 início de 2000, Günther Förg faz várias séries de pinturas a óleo sobre tela ou guache sobre papel, onde num fundo de uma só cor, se destacam linhas verticais e horizontais, em tons contrastantes, evocando grades ou linhas estruturais de janelas. A sua obra encontra-se em Museus do mundo inteiro, nomeadamente no Stedelijk Museum em Amsterdão, na National Gallery do Canadá, no Museu de Arte Moderna de Frankfurt, na Tate Modern em Londres, nos Museus de Arte Moderna de Nova Iorque e de São Francisco, entre muitos outros.

 

Coleção de Pintura já em 28 Museus do país - Arte & Cultura partilham-se

 

Com este protocolo, que se enquadra no contrato entre o NOVO BANCO e o Estado Português, através do Ministério da Cultura, para divulgação e partilha do património cultural e artístico do Banco, desde janeiro de 2018, são já 58 as obras de grande relevo artístico colocadas em exposição permanente em 28 museus e espaços de fruição pública de várias regiões do país, desde Castelo Branco, Guarda, Guimarães, Setúbal, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Viseu, Torres Novas, Óbidos, Madeira, Açores, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Crato, Chaves, Vila Franca de Xira, Aveiro, Lamego, Braga, Leiria e Ourique.

 

As Coleções e obras de arte do NOVO BANCO Cultura estão disponíveis na plataforma digital nbcultura.pt, que em 2019 foi premiada internacionalmente por três vezes: nos Communicator Awards, nos W3 e agora mais recentemente, com ouro, nos Davey Awards.

 

No âmbito dos dois anos deste programa acaba de ser disponibilizado o roteiro das obras de pintura da Coleção NOVO BANCO nesta plataforma digital. Através da navegação do mapa de Portugal, é possível o visitante encontrar as várias obras e uma descrição das mesmas, que estão em exposição nos vários Museus de Portugal, com quem já foram realizados protocolos no âmbito do projeto NOVO BANCO Cultura.

 

O NOVO BANCO através do site nbcultura.pt, plataforma que agrega o património cultural e artístico do Banco, divulga e partilha o vasto património do Banco neste âmbito.

No nbcultura.pt é possível ter acesso a informação detalhada sobre as quatro coleções do NOVO BANCO: Fotografia Contemporânea, Pintura, Numismática e a Biblioteca de Estudos Humanísticos, onde são disponibilizadas em galeria de imagens e por pesquisa, diversas obras de cada um dos acervos, promovendo-se, igualmente, todas as iniciativas que já se realizaram e aquelas que estão previstas.

 

O NOVO BANCO Cultura reúne sob um único conceito todas as coleções do NOVO BANCO, com o objetivo último de preservar e divulgar o seu vasto património, estruturado em quatro pilares:

 

- Coleção de Pintura NOVO BANCO – Conjunto de obras relevantes de pintura portuguesa e europeia de várias épocas, que conta com um programa de depósitos de obras de relevo em importantes museus do país.

 

- Coleção de Fotografia Contemporânea NOVO BANCO – Venceu, em novembro de 2018, o prémio internacional nos "Corporate Art Awards - Art Patrons of the XXI Century", com a distinção "For the Outstanding Photography Collection of 21st century living artists". Este prémio visa promover a colaboração entre o mundo empresarial e o da arte a nível internacional, sendo um importante reconhecimento do exemplo único de mecenato cultural, que criou uma das mais importantes coleções corporativas de arte contemporânea do mundo composta por artistas vivos do século XXI. Este prémio junta-se ao já vasto e reconhecido curriculum internacional da Coleção.

 

- Biblioteca de Estudos Humanísticos NOVO BANCO – Das mais valiosas bibliotecas particulares especializadas em estudos humanísticos, foi entregue em depósito à Biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa;

 

- Coleção de Numismática NOVO BANCO – Uma das maiores e mais completas coleções de numismática portuguesa, acessível ao público através de marcações, e que através de parceria recente com a Universidade Nova - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) está também disponível aos alunos e investigadores e projetos académicos.

Multimédia

CONTACTOS