Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

OURIQUE REGISTA INCIDÊNCIA DE 27 CASOS POSITIVOS ASSOCIADOS AO LAR DE SANTA LUZIA

16/09/2020

Apesar dos esforços desenvolvidos ao longo da pandemia para reforçar as medidas de proteção e reduzir o risco de contágio, foi registada uma situação de 27 casos positivos, 14 utentes e 13 trabalhadores do Lar de Santa Luzia, da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, sendo que um dos cidadãos infetados está internado no Hospital, em Beja.

 

O Município de Ourique, em articulação com as Autoridades de Saúde, a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Ourique estão a acompanhar a situação, gerando condições de monitorização da evolução do estado de saúde dos infetados, que estão assintomáticos e permanecerão em quarentena vigiada.

 

Decorreu hoje uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMO, Proteção Civil, Saúde, Seg. Social e Misericórdia de Ourique) para a análise da atual situação das infeções por COVID-19 no Lar de Santa Luzia.

 

Todos os casos positivos de utentes (26) ficarão confinados nas instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia em Santa Luzia (uma vez que todos testaram positivo) e será contratada uma empresa especializada (multidisciplinar) para acompanhamento dos infetados, segundo as melhores práticas de saúde pública. Foram ainda ativados protocolos com o IEFP e a Cruz Vermelha Portuguesa.

 

Os casos positivos que forem passando a negativos serão alojados em infraestruturas cedidas e preparadas pela Câmara Municipal.

 

A saúde pública vai testar amanhã todo os contactos dos cidadãos infetados em Santa Luzia.

 

Está em curso uma enorme operação logística para responder à ocorrência, socorrendo quem foi infetado e assegurando aos restantes um quadro de segurança e tranquilidade nas dinâmicas que estão a decorrer na comunidade.

 

Estamos confrontados com um enorme desafio de saúde pública, em que cada um tem uma responsabilidade essencial na prevenção e na identificação de sintomas que podem indiciar o contágio.

Multimédia

CONTACTOS