Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

MUNICÍPIO DE OURIQUE RECONHECIDO COM O GALARDÃO DE AUTARQUIA FAMILIARMENTE RESPONSÁVEL 2020

20/11/2020

O Município de Ourique tem apostado na concretização de amplo conjunto de políticas e de apoios sociais destinados às crianças, aos jovens, às famílias e à população sénior, num impulso gerador de maior coesão social e qualidade de vida.

 

Este impulso municipal orientado para as famílias acaba de ser reconhecido pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis através da atribuição do galardão e da bandeira de Autarquia Familiarmente responsável 2020.

 

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis nasceu em 2008, com objetivos mais vastos e procurando criar sinergias positivas para todos os municípios nacionais:

 

- Dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias;

 

- Potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros;

 

- Colocar ao dispor das autarquias uma equipa pluridisciplinar, constituída essencialmente por pessoas da área da sociologia, psicologia, assistência social e familiar e economia que, com experiência nos âmbitos da família e das autarquias possam contribuir positivamente para a avaliação de medidas nesta área, quer previamente quer a posteriori.

 

Num tempo marcado por constrangimentos decorrentes da pandemia e dos seus impactos, este galardão é mais um incentivo à manutenção do esforço municipal de continuar a colocar as pessoas no centro das suas ações. Das bolsas para o ensino superior à comparticipação dos medicamentos da população sénior são muitas as expressões de um sentido compromisso com as necessidades dos que mais precisam para que ninguém fique para trás e possa ter padrões mínimos de qualidade de vida.

 

O Município de Ourique, com uma visão integrada das necessidades e do território, continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

Multimédia

CONTACTOS