Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

OURIQUE PRESENTE EM FEIRA NA CROÁCIA PARA PROMOVER PORCO ALENTEJANO

23/06/2022

A pandemia e a invasão da Ucrânia pela Rússia sublinharam a importância da produção agroalimentar e das cadeias de distribuição estarem mais próximas dos consumidores, mantendo um sentido de valorização dos produtos locais como pilares da afirmação das comunidades e dos territórios.

 

O trabalho de afirmação do potencial rural materializado na estratégia de Ourique como Capital do Porco Alentejano tem-se consolidado em território nacional e está em sintonia com as redes europeias de afirmação do Mundo Rural, das suas tradições e dos seus produtos de excelência.

 

Na sequência da Feira do Porco Alentejano de 2022, que contou com a participação de uma delegação croata de uma região produtora de presunto, o Município de Ourique participa no evento “Dias do Presunto e do Vinho da Dalmácia”, que decorrerá de 24 a 26 de junho de 2022, em Vrgorac, na Croácia.

 

A delegação portuguesa é composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas, Pedro do Carmo, de uma Técnica do Posto de Turismo Municipal, de um representante da ACPA e de um cortador profissional que fará sessões de corte de presunto de Porco Alentejano.

 

Para além da receção oficial da delegação na Câmara Municipal de Vrgorac e da visita ao espaço da feira no parque da cidade, a delegação cumprirá um programa que integra visitas a produtores de vinho e contactos com as várias fases do processo de produção do presunto da Dalmácia.

 

Recorde-se que por ocasião da Feira do Porco Alentejano, na presença da Embaixadora da Croácia, foi manifestado o desejo de aprofundar a relação entre os dois territórios, numa lógica de valorização dos produtos locais e de defesa no plano europeu das especificidades e potencialidades do Mundo Rural. A existência de pontos de contacto entre as duas comunidades de Portugal e da Croácia evidenciou a vontade política de um estreitar de relações e de cooperação que têm nesta participação um novo desenvolvimento de afirmação de Ourique no exterior.

Multimédia

CONTACTOS