O território é o palco das vivências das comunidades, das suas memórias, do quotidiano e da construção do futuro.
A Batalha de Ourique de 25 de julho de 1139 é um marco na afirmação de Portugal como Nação e na projeção da Portugalidade, do Ser Português.
Ourique orgulha-se de estar inscrito nessa página da História de Portugal que reconfirmou a ambição de sermos Nação, com uma população, regras próprias e um território.
Invocar o impulso de D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique nos seus 883 anos, é não apenas relembrar a bravura do seu exército perante a desproporção das tropas em presença, mas também a importância das pessoas e dos territórios para a afirmação da identidade e da soberania.
Comemorar a Batalha de Ourique é um momento de convergência da memória, do presente e da visão para o futuro, que, em 2022, contará com a sensibilização dos mais jovens a memória coletiva da História de Portugal e para a justa homenagem a um Grande Ouriquense, o Comendador Joaquim António Pereira Baraona, através da atribuição de um topónimo com o seu nome e de uma sessão evocativa.
A programação das Comemorações da Batalha de Ourique é a seguinte:
25 de JULHO – Segunda-Feira
10H00 – Hastear da Bandeira Nacional e Cante do Hino de Portugal
Crianças do ATL de Ourique – Edifício Passos do Concelho;
11H00 – A História da Batalha de Ourique
Crianças até 6 anos – Biblioteca Municipal de Ourique;
14H00 – História da Batalha de Ourique
Crianças dos 6 aos 12 anos – Biblioteca Municipal de Ourique;
19H00 – Atribuição de Topónimo ao Comendador Joaquim António Pereira Baraona na Antiga EN 123 junto à Rotunda da Viola Campaniça em Ourique;
19H30 – Homenagem Póstuma ao Comendador Joaquim António Pereira Baraona no Miradouro em Ourique.
O Município de Ourique continuará a concretizar respostas para as pessoas, a construir soluções para o território e a procurar valorizar os recursos próprios com novas oportunidades de financiamento e de melhoria das condições de vida no concelho