Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Águas

A água é, sem dúvida, o factor ambiental mais preponderante não só no concelho de Ourique mas em toda a região do Alentejo. No concelho de Ourique existem 20 sistemas de abastecimento públicos, dos quais, 19 têm origem subterrânea e apenas um sistema (localidade de Santana da Serra) é abastecido a partir de água superficial (Albufeira de Santa Clara).

Desde o início do ano de 2011 que 8 sistemas estão a ser geridos em alta pela empresa ÁGUAS PÚBLICAS DO ALENTEJO (AGDA): Conceição, Panóias, Santa Luzia, Garvão, Ourique, Grandaços, Aldeia de Palheiros e Santana da Serra.

Os restantes abastecimentos (12) são geridos pelo Município de Ourique: Torre Vã, São Romão, Chada Velha, Picadurinhas, Saraiva, Favela, São Brás, Fernão Vaz, Tardonas, Monte da Ribeira, Monte Branco e Fitos.

A responsabilidade pelo tratamento da água nos abastecimentos em alta é da AGDA. Os sistemas em baixa são geridos pelo Município de Ourique.  

Relativamente à população servida cerca de 91% da população do concelho de Ourique é abrangida por rede domiciliária, tendo em conta os resultados preliminares dos CENSOS 2011 (POPULAÇÃO RESIDENTE 5387 habitantes).  

Relativamente à qualidade tem-se procurado introduzir melhorias no funcionamento dos sistemas, desde a captação, adução, armazenamento e distribuição, passando pela desinfecção. O controlo da qualidade da água é efectuado periodicamente através de análises químicas e bacteriológicas por um laboratório acreditado.

  • Análise de Águas
  • Dicas de Poupança de Água
  • Zonas de Abastecimento de Água
  • Águas Residuais

Multimédia

CONTACTOS