Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Garvão e Santa Luzia

Garvão

A União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, agrega, desde 2013, as antigas freguesias de Garvão e Santa Luzia, fruto da reforma administrativa leva a cabo, e conta com uma população de 1083 habitantes.

Garvão é, a par de Ourique, uma das povoações mais antigas do concelho, como o demonstram os muitos vestígios arqueológicos presentes naquela freguesia. Tanto o Cerro do Forte como o Depósito Votivo atestam a antiguidade de Garvão, que chegou a ser sede de comarca.

Do variado e importante património de Garvão, destaca-se a Igreja de S. Matriz, a Igreja de S. Sebastião, as ruínas da Igreja de S. Pedro e a Ponte Romana. Ainda no que diz respeito ao património arquitectónico, mas de construção mais recente, é importante visitar as estações de caminho de ferro de Garvão e da Funcheira, assim como a praça de touros Dr. António Semedo.

A cerca de vinte quilómetros da sede do concelho, Santa Luzia encontra-se a sudoeste da margem esquerda do rio Sado, entre Odemira e Aljustrel. É conhecida também por Santa luzia de Garvão, e a explicação para tal prende-se com o facto de a sua história estar muito ligada Garvão.

As suas actividades principais estão ligadas ao sector primário. Além da agricultura e pecuária, saliente-se a indústria de pré-esforçados, a carpintaria e o pequeno comércio.

Multimédia

CONTACTOS