Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Panóias e Conceição

Panóias

A União de Freguesias de Panóias e Conceição, agrega, desde 2013, as antigas freguesias de Panóias e Conceição, fruto da reforma administrativa leva a cabo, e conta com uma população de 582 habitantes.

Panóias apresenta-se como uma localidade que se dedica sobretudo ao sector primário, situada no cimo de um monte, com uma vista soberba sobre a paisagem circundante. Bem perto de Panóias, os visitantes podem apreciar toda a beleza e calma proporcionadas pela Barragem do Monte da Rocha, local privilegiado para a prática de observação de aves.

A Panóias está ligada uma outra tradição do Baixo Alentejo: a noiva de Panóias. Chama-se noiva de Panóias à mulher que demora muito tempo a ataviar-se para depois aparecer mal vestida e desarranjada. Diz-se que em honra de uma mulher da terra que demorou a arranjar-se três dias e três noites para a cerimónia, e chegou lá embrulhada numa esteira.

Situada na margem esquerda de um pequeno afluente do rio Sado, no extremo norte do concelho de Ourique, Conceição dista da sua sede de concelho cerca de 16 km. Pertenceu ao antigo concelho de Messejana, criado através do foral concedido por D. Manuel em 1512 e extinto em 24 de Outubro de 1855, passando depois para o actual concelho de Ourique.

Conceição e Alcarias, aldeia a dois quilómetros da primeira, são marcas vivas das antigas famílias latifundiárias da região. Exemplo conhecido é a família Lança, a qual no passado, foi considerada como a maior proprietária de todo o concelho de Ourique. A herdade mais extensa que possuía, situava-se no lugar de Torre Vã, em Panóias. A família Lança detinha várias propriedades na Conceição, pertencendo-lhe o denominado Solar da Torre, património da freguesia.

Multimédia

CONTACTOS