Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Curiosidades Ambientais

  • Água

    Para saber quantos litros de água são consumidos, em média, por cada elemento da família, diariamente, basta verificar na factura mensal da água o consumo, indicado em metros cúbicos (cada metro cúbico equivale a 1000 litros). De seguida, multiplica esse valor por 1000 e divide este número por 30 (dias do mês) e, depois, pelo número de elementos pelo qual é constituído o agregado.

    A água é desinfectada com doses de cloro que não são prejudiciais ao organismo. Para eliminar o sabor do mesmo na água, deve deixar que o cloro se evapore: coloca a água num jarro, agita e deixa-a repousar destapada no frigorífico.

    A água pode sair de cor castanha ou avermelhada devido a pequenas quantidades de ferro ou de manganês das próprias condutas. Se estiver presente em concentrações baixas não representa perigo para a saúde do consumidor. Quando sai esbranquiçada, na maior parte das vezes deve-se a pequenas bolhas de ar, que não põem em causa a segurança do consumidor. Agite a mesma e aguarde até o ar sair.

    Se cozinhar os alimentos ao vapor, no microondas e na panela de pressão possibilita a poupança de água e mantém as vitaminas e sabor dos cozinhados.

    Se substituir a água da descarga por água gasta no lavatório ou nos duches poderá economizar 52 euros por ano (exemplo para um autoclismo de dez litros).

     

  • Resíduos

    Mais de metade dos resíduos urbanos produzidos no nosso país são biodegradavéis (cerca de 2620 milhões de toneladas). Apenas 10% são reciclados.

    Por cada português são produzidos 8 a 10 vezes o seu peso em resíduos anualmente (cerca de 487 quilos).
     
    Separar os resíduos passíveis de ser reciclados (papel, vidro e plástico) reduz em mais de um terço os resíduos enviados para aterro.
    Está a ser estudada a possibilidade de os consumidores portugueses virem a pagar taxas municipais de acordo com a quantidade de resíduos indiferenciados que produzem e não com a quantidade de água que consomem mensalmente, como acontece hoje em dia.
     
    Os veículos de recolha de resíduos têm muitas vezes o seu interior divido em duas ou três partes, mas, lá dentro, não há mistura dos mesmos. Por isso é que vemos estes veículos recolher dois ou três tipos de resíduos, mas estes permanecem separados até chegarem ao tratamento final ou serem reciclados.
     
    As embalagens de cartão para alimentos líquidos (conhecidas por Tetra Pak - embalagens de leite, sumo, etc.) devem ser depositadas no ecoponto amarelo e não no azul, como muitas vezes, e de forma errada, consideram.
  • Energia

    O certificado de desempenho energético é obrigatório para todos os novos edifícios, todos os grandes edifícios de serviços, os que sofram remodelações importantes (nos quais o custo de reabilitação seja superior a 25% do valor do edifício) ou todos os edifícios (ou frações autónomas) que sejam vendidos ou alugados.

    A cortiça e esferovite colados na parede são excelentes estruturas isolantes que ajudam a reduzir os ruídos de impacto. 

    Limpar o pó dos aparelhos elétricos ajuda a optimizar o rendimento da emissão de calor e a diminuir o seu consumo.

    A solução mais económica para aquecer a água é o esquentador a gás natural. Se não tiver acesso a gás natural, a melhor opção é o termoacumulador elétrico. Deve aderir à tarifa bi-horária e pôr a água a aquecer durante a noite senão o custo com a energia será muito elevado. 

    Se o frigorífico estiver perto de um radiador ou forno, ou sob luz direta do sol, consome mais energia para manter a temperatura ideal no interior. Coloque-o longe de fontes de calor e, para garantir uma boa circulação do ar, deixe alguns centímetros entre o equipamento e a parede e aspire esse espaço regularmente.

Multimédia

CONTACTOS