Mais de metade dos resíduos urbanos produzidos no nosso país são biodegradavéis (cerca de 2620 milhões de toneladas). Apenas 10% são reciclados.
Por cada português são produzidos 8 a 10 vezes o seu peso em resíduos anualmente (cerca de 487 quilos).
Separar os resíduos passíveis de ser reciclados (papel, vidro e plástico) reduz em mais de um terço os resíduos enviados para aterro.
Está a ser estudada a possibilidade de os consumidores portugueses virem a pagar taxas municipais de acordo com a quantidade de resíduos indiferenciados que produzem e não com a quantidade de água que consomem mensalmente, como acontece hoje em dia.
Os veículos de recolha de resíduos têm muitas vezes o seu interior divido em duas ou três partes, mas, lá dentro, não há mistura dos mesmos. Por isso é que vemos estes veículos recolher dois ou três tipos de resíduos, mas estes permanecem separados até chegarem ao tratamento final ou serem reciclados.
As embalagens de cartão para alimentos líquidos (conhecidas por Tetra Pak - embalagens de leite, sumo, etc.) devem ser depositadas no ecoponto amarelo e não no azul, como muitas vezes, e de forma errada, consideram.