Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Atelier de Tempos Livres (ATL)

Atividades ATL de Verão | Município de Ourique

 

O atual quadro pandémico coloca-nos novos desafios que se somam os que existiam em tempo normal e para os quais remos de procurar soluções num quadro de confiança, segurança e sentido de responsabilidade individual e comunitária.

 

O verão é um período do ano em que as crianças e jovens já estão de férias, mas os pais mantêm os ritmos de trabalho, colocando o desafio de encontrar soluções que assegurem a ocupação do tempo dos seus filhos.

 

Apesar do contexto, num quadro de observância das regras e conselhos das autoridades de saúde, o Município de Ourique vai disponibilizar o ATL de Férias de Verão para as crianças entre os 3 e os 12 anos, de 29 de junho até ao início do ano letivo.

 

Para assegurar a existência de grupos com o número adequado, em condições de segurança e de redução dos riscos serão observadas as seguintes regras:

 

- Só poderão aceder ao programa as crianças matriculadas no agrupamento ou que tenham o pai/mãe/enc. De educação a residir no concelho;

 

- Só poderão aceder ao ATL as crianças cujos pais não possam ficar em casa com as crianças em virtude da realização de atividades laborais. Será solicitada uma declaração da entidade patronal com a referência ao período de férias;

 

- Em cada dia, no início do acesso ao ATL, será medida a temperatura corporal, sem qualquer registo dos dados obtidos.

 

- Em função da realidade, não serão realizadas as tradicionais visitas e programas exteriores dos ATL, devendo as atividades cingir-se ao espaço da escola ou a pequenos passeios didáticos e lúdicos, com deslocações ao campo, em pequenos grupos. Por exemplo, ao Castro da Cola ou a outros locais de expressão do nosso mundo Rural.

 

As inscrições poderão ser realizadas entre 18 e 23 de junho, através do preenchimento da ficha de inscrição que será disponibilizada online no sítio da CMO na internet ou nas escolas.

 

O custo da inscrição é de 20 euros/mês para o seguro, podendo as refeições serem disponibilizadas nos termos em que decorrem durante o ano letivo: escalão A não paga, escalão B tem desconto de 50% e os restantes pagam o valor da senha de cerca de 1,50€.

 

No quadro da atual situação de calamidade, continuaremos a mobilizar vontades e recursos para manter o concelho o mais seguro possível, sendo fundamental o contributo de cada um no cumprimento das medidas de higiene, no distanciamento social, no respeito pelo protocolo respiratório e no uso de máscara, no exterior das habitações.

 

O Município de Ourique, com uma visão integrada das necessidades e do território, continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

Multimédia

CONTACTOS