Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Feira de Garvão

Feira de Garvão 2017

Está de regresso a Feira de Garvão com o seu encanto rural

Pilar do nosso património histórico, económico e comunitário, aproxima-se mais uma edição da Feira de Garvão, ponte de encontro do Mundo Rural, da sabedoria, do convívio e da ambição em continuar a dar futuro à nossa terra.

A Feira de Garvão sempre foi uma das expressões mais genuínas do nosso Mundo Rural, oportunidade de apresentação do resultado do labor de quem trabalha no campo, espaço de trocas, de preparação do ano agrícola e de grande movimentação de pessoas e de animais.

Com o tempo melhoraram-se as condições da Feira e sublinhou-se a importância de Garvão para a economia local, para a afirmação da nossa capacidade produtiva e para a marca Ourique Capital do Porco Alentejano.

Entre 12 e 14 de maio, Garvão acolhe a Feira de Garvão 2017, a Exposição Agropecuária, as animações musicais e culturais e as tradições que mobilizam a presença de agricultores, criadores e público sem geral.

As marcas de um Mundo Rural resiliente

A Feira de Garvão é por excelência a mais genuína e longínqua expressão do labor de quem trabalha nos nossos campos, com eventos de grande importância como a prevenção estrutural da floresta ou o encontro de produtores de Raça Garvonesa na sexta feira, 12 de maio; o leilão de suínos reprodutores da Raça Alentejana, o leilão de Raça Romane-Inra, o IX Dérbi de Atrelagem da Região Sul ou o Encontro de Cante ao baldão no sábado, 13 de maio; e XVII Concurso Regional de Garvão do Rafeiro do Alentejo ou o 1º Pool de equitação no trabalho.

Parte integrante da tradição da Feira, realizar-se-ão várias atividades equestres durante o certame e a tradicional Corrida de Toiros, no sábado, 13 de maio, pelas 17 horas, com a participação dos cavaleiros Luís Rouxinol, Tito Semedo e Sónia Matias e dos Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, de Cascais e de Monsaraz.

Um grande momento de convívio e de afirmação de Garvão e de Ourique

A par da dimensão técnica de apresentação da excelência das criações e dos produtos regionais, decorrerão vários eventos gastronómicos e de animação musical, com o contributo dos Saramagos de Garvão, do Sonido Andaluz e de Ricardo Glória na sexta feira, 12 de maio; dos Dona Zéfinha e Quim Barreiros no sábado, 13 de maio; e dos Ventos Alentejanos, no domingo, 14 de maio, pelas 20 horas, no encerramento do evento.

Depois da presença na Feira do Porco Alentejano, a TVI volta a marcar presença na Feira de Garvão 2017, a partir das 13:30 horas, de domingo, 14 de maio de 2017. Mais uma oportunidade para levar bem longe as marcas da nossa identidade rural e de baixo alentejanos.

O evento que integra a aposta do Município de Ourique na fileira do porco alentejano, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e com Junta da União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, decorre pouco tempo depois do arquivamento do processo judicial instigado contra a autorização para a instalação da Fábrica da Montaraz em Garvão; depois do Presunto de Santana da Serra, produzido pela empresa Montaraz de Garvão ter sido considerado o Melhor dos Melhores na Categoria Presuntos do 7º Concurso Nacional de Enchidos, Ensacados e Presuntos Tradicionais Portugueses que decorreu em Santarém entre os dias 9 e 10 de março; de uma renovada ambição empreendedora na criação e na transformação da carne de porco alentejano.

Em conjunto, continuamos a fazer políticas para as pessoas, a valorizar o território e a afirmar Ourique como Capital do Porco Alentejano.

Consulte aqui o programa da Feira de Garvão 2017

 

INFORMAÇÕES E SECRETARIADO

Município de Ourique

Gabinete de Informação e Comunicação

FEIRA DE GARVÃO 2017

XXIII EXPOSIÇÃO AGRO-PECUÁRIA

Av. 25 de Abril, nº26

7670-250 Ourique

gico@cmourique.pt

TEL: 286 510 404

FAX: 286 510 401 

Consulte abaixo a Ficha de Inscrição, o Regulamento, o Edital e a Planta Provisória do Recinto da Feira de Garvão 2017

Multimédia

CONTACTOS