Feira do Porco Alentejano com espaço ao vivo de afirmação da fileira

16/03/2018

Num evento que já é uma tradição na região e no país como mostra de excelência do melhor que se produz e cria no nosso Mundo Rural, a XII Edição da Feira do Porco Alentejano, que decorrerá de 23 a 25 de março de 2018, em Ourique, vai conjugar as tradicionais marcas da identidade do Baixo Alentejo com iniciativas inovadoras em relação a anteriores realizações como a Rota do Porco Alentejano ou o Espaço do Porco Alentejano.

Na edição de 2018, a área da Feira contará com num espaço de exposição de porcos de raça alentejana.

O Espaço do Porco Alentejano vai ter cerca de 30 exemplares em exposição, numa área de 150m2, o que permitirá a todos os visitantes visualizarem a raça autóctone de porco alentejano.

O espaço estará organizado no sentido de conhecer todas as fases da criação do porco de raça alentejana, desde aos leitões aos reprodutores, passando pelos exemplares que andam na montanheira.

Para além do carácter expositivo do Espaço do Porco Alentejano, este terá também uma vertente pedagógica e de conhecimento, sobretudo junto dos visitantes mais novos.

A XII Edição da Feira do Porco Alentejano apresenta-se com a redobrada ambição de somar uma dimensão pedagógica às dimensões técnicas, turísticas e lúdicas que já existiam. Com este esforço de pedagogia estaremos a contribuir para sublinhar a importância do trabalho desenvolvido pela fileira na afirmação da economia local, na defesa do montado e na valorização do Mundo Rural como ativo do desenvolvimento do país. Um esforço de consciencialização dos riscos e das oportunidades que estão presentes nas nossas comunidades rurais.

De 23 a 25 de março, o melhor do Baixo Alentejo estará em Ourique, Capital do Porco Alentejano.

São todos muito bem-vindos!