FEIRA DO PORCO ALENTEJANO EM OURIQUE EM CONTAGEM DECRESCENTE

18/03/2019

Ourique prepara-se para acolher a XIII edição da Feira do Porco Alentejano, entre 22 e 24 de março, em mais um momento de excelência da afirmação da fileira do porco alentejano e do Mundo Rural que caraterizam o território concelhio e a região.

A Feira do Porco Alentejano tem-se consolidado como um dos mais importantes certames regionais, com crescente importância nacional e projeção internacional, confirmada pela vontade da Região Italiana de Emilia Romagna , em Itália, em participar neste evento do Baixo Alentejo, em Portugal, para promover o presunto de Parma.

A edição de 2019 conta com o Município de Monchique, no Algarve, como município convidado, depois de Melgaço, de Portel e de Almeirim terem acrescentado valor e diversidade a este evento que mobiliza anualmente várias dezenas milhares de participantes, da região e do país.

O Município de Ourique em conjunto com a ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano, a PACOOP - Cooperativa de Produtores de Porco Alentejano e Outras Espécies Pecuárias e a comunidade local, tem procurado conjugar as tradições com as marcas de inovação em áreas como a produção agroalimentar, os produtos regionais, a gastronomia, o lazer e a identidade como cidadãos do Baixo Alentejo.

O programa de 2019 integra, uma vez mais, uma importante componente técnica envolvendo todos os intervenientes na fileira da produção, transformação e comercialização do porco alentejano, numa reflexão sobre” O PORCO E O MONTADO DO ALENTEJO”, que decorrerá na sexta feira, 23 de março, noCentro de Convívio de Ourique.

A animação musical será da responsabilidade de Rui Soares & Lau pelas 21.30 horas da Blaya pelas 23 horas e deRui Soares & Lau, pelas 00:30 horas de sexta feira, 22 de março; dos VENDA BOYS 21:30 horas, de Virgul, pelas 23 horas, de Fábio Lagarto, pelas 00:30 horas e do DJ Mel, pelas 2:30 horas de sábado, 23 de março e dos Sonido Andaluz, pelas 18:30 horas de domingo, 24 de março de 2019.

O Programa “SOMOS PORTUGAL” da TVI estará em direto para o país a partir das 14 horas de domingo, 24, projetando o ambiente, os produtos e a animação da Feira do Porco Alentejano para todos os telespetadores nacionais.

Durante o evento serão realizadas diversas ativações relacionadas com as principais marcas de identidade de Ourique e do Baixo Alentejo, numa importante afirmação do melhor do que o Mundo Rural produz e disponibiliza.

Ourique continua a trabalhar para reforçar a participação nas redes de afirmação dos territórios e de geração de oportunidades de concretização de soluções para as pessoas, num quadro de valorização e projeção das marcas de identidade da nossa terra e dos Ouriquenses.