Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Italianos e Croatas presentes na Feira do Porco Alentejano de 2020

18/01/2020

A edição de 2020 da Feira do Porco Alentejano decorrerá de 27 a 29 de março de 2020, em Ourique, num dos mais importantes certames de promoção do Mundo Rural, das marcas de identidade do território de Ourique e dos saberes e sabores da região, que assume cada vez mais uma relevância internacional na afirmação da capacidade produtiva agroalimentar e pecuária.

 

Com a consolidação da fileira do porco alentejano e do certame no panorama nacional, desde a realização do VII Congresso Mundial do Presunto, em 2013, o evento tem contado com a presença de representações de outros países em que o presunto assume importância nas economias locais e na afirmação do Mundo Rural.

 

Em 2020, a Feira do Porco Alentejano contará com a participação de delegações de Itália e da Croácia, em mais um momento de afirmação da rede europeia em defesa da realidade rural, das suas tradições e produtos regionais.

 

O Município de Ourique acolhe assim delegações de dois países que partilham com Portugal uma resiliente comunidade rural comprometida em valorizar os seus produtos regionais nos territórios nacionais e no plano internacional, como expoente de qualidade do labor de um povo.

 

O presunto de Parma (no original em italiano, prosciutto di Parma) é um dos presuntos mais famosos da Itália, um produto com denominação de origem protegida (DOP), feito com pernas de porcos criados nas regiões central e norte da Itália, com uma alimentação especial: cevada, milho, fruta e o soro e restos de coalho do queijo parmesão.

 

O presunto da Cróacia é produzido na região da Ístria e na região da Dálmata. Ao contrário da Croácia costeira do sul, onde os dálmatas defumam o presunto, os ístrios curam a carne com o forte vento setentrional dos Bura. O presunto da Ístria é envelhecido de 12 meses a 18 meses, dependendo das condições climáticas.

 

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

Multimédia

CONTACTOS