OURIQUE PREPARA ÉPOCA DE COMBATE AOS INCÊNDIOS COM INVESTIMENTO PARA A INSTALAÇÃO DE MEIO AÉREO

11/05/2021

O risco de incêndio rural é um dos desafios que as comunidades e os territórios enfrentam todos os anos, com acrescidas exigências decorrentes das especificidades dos espaços e das alterações climáticas.

Há muito que o Município de Ourique investe e apoia o dispositivo de combate aos incêndios rurais, a partir do contributo essencial dos Bombeiros Voluntários de Ourique.

A dimensão do desafio num território extenso como o de Ourique aconselha à existência de meios aéreos de combate que apoiam as intervenções terrestres.

Nesse sentido, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2021, tendo em vista a instalação de um Helicóptero Bombardeiro Médio no Centro de Meios Aéreos de Ourique, a partir de 15 de maio, o Município de Ourique está a investir 17.500 euros na melhoria das condições operacionais e de apoio às operações.

O investimento municipal na requalificação consiste na pintura interior, na pintura exterior, na instalação de uma nova cobertura, de novas aduelas e portas, e nos WC.

O Município de Ourique reafirma a confiança nas Mulheres e Homens que integram o dispositivo de proteção e emergência para atacar esta época especial de incêndios rurais, desejando a todos uma jornada em segurança e com poucas ocorrências.

O Município de Ourique apela aos cidadãos para não adotarem comportamentos que ampliem os riscos de incêndio, num período em que, por tradição, se registam elevadas temperaturas e os terrenos apresentam uma menor presença de humidade.

Portugal sem fogos, depende de todos nós.