ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE OURIQUE APROVOU A BAIXA DE IMPOSTOS MUNICIPAIS

16/11/2021

A Assembleia Municipal de Ourique aprovou, por unanimidade, a proposta de redução dos impostos municipais (IRS, IMI e Derrama), proposta pela Câmara Municipal, por iniciativa do Presidente Marcelo Guerreiro, em linha com o programa eleitoral sufragado pelos eleitores.

O Município de Ourique tem atualmente em vigor as seguintes taxas de IMI, de DERRAMA e de IRS:

IMI – Taxa de 0,36%;

DERRAMA – Taxa de 1,5%;

IRS – Taxa de 5%.

A baixa de impostos municipais agora aprovada consagra as seguintes reduções em 2022:

IMI – Passa de 0,36% para 0,34%;

DERRAMA – Passa de 1,5% para 1,3%;

IRS – Passa de 5% para 3%.

O Município de Ourique prosseguirá em 2023 e nos anos seguintes o cumprimento integral do compromisso de baixa de todos os impostos municipais ao longo do mandato, sem nunca perder o sentido de equilíbrio que se impõe num contexto de grande exigência, tendo sempre presente os tempos em que a autarquia tinha a sua capacidade de intervenção fortemente condicionada pelo endividamento herdado.

O Município de Ourique continuará a concretizar respostas para as pessoas, a construir soluções para o território e a procurar valorizar os recursos próprios com novas oportunidades de financiamento e de melhoria das condições de vida no concelho.